´´Observe as tendências mas não Siga a maioria`` Thiago Prado


http://www.speedtest.net
http://geotool.servehttp.com/


quarta-feira, 15 de abril de 2009

O nosso vestibular, em linhas gerais

Exame de vestibular no Maracanã, no início da década de 70

1808: - Tem início o ensino superior brasileiro, com a criação de dois cursos de Medicina por D. João VI. Até 1911 havia diferentes formas de ingresso.

1911: - O vestibular é instituído. Constava de uma prova escrita de português e uma prova oral de línguas e ciências.

1931: - O Estatuto das Universidades Brasileiras estrutura o ensino secundário, que passa a se organizar em duas etapas: comum, de cinco anos, e complementar, de dois anos, subdividida em pré-jurídico, pré-médico e pré-politécnico. Os vestibulares passaram a fazer correspondência entre a faculdade e o secundário. Eram eliminatórios, e não classificatórios, basicamente com provas discursivas.

1968: - Acontece a unificação do vestibular, com a Lei da Reforma Universitária. O candidato prestava um exame e concorria a várias escolas e diferentes cursos de uma mesma universidade. O concurso passa a ser classificatório, não mais eliminatório.

1988: - Primeiro vestibular isolado da UFRJ. Ao longo dos anos seguintes, outras universidades deixam o vestibular unificado.

1996: - Aprovada a Lei de Diretrizes e Bases. O ingresso ao ensino superior passa a ser feito via processo seletivo a critério de cada escola.

1998: - É criado o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Ao longo dos anos seguintes, sua nota passa a ser usada na seleção de universidades particulares e, em menor número, públicas.

1999: - Parecer do Conselho Nacional de Educação recomenda respeito a competências estabelecidas nas Diretrizes Curriculares do Ensino Médio. Estabelece ainda a fixação do número de vagas, resultado classificatório com igualdade de critérios e realização de p

Nenhum comentário: