O presidente da Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMV), brigadeiro Luís Antônio Pinto Machado, esteve na segunda-feira na sede da CBF. O brigadeiro fez uma visita de cortesia e agradecimento ao presidente Ricardo Teixeira pelo apoio dado pela CBF à bem-sucedida candidatura do Brasil, que venceu a disputa com a Turquia para sediar a quinta edição dos Jogos Mundiais Militares que acontecerão no Rio de Janeiro em 2011.
- A CBF é parceira de longa data da CDMV. Fiz questão de agradecer ao presidente Ricardo Teixeira o apoio a nossa candidatura, que foi fundamental na vitória sobre a Turquia, uma forte candidata - disse o brigadeiro.
Os Jogos Mundiais Militares - Rio 2011 terão 21 modalidades esportivas e previsão de participação de aproximadamente 90 países e entre 4.500 e 7.000 atletas militares de várias partes do mundo.
Os Jogos são promovidos de quatro em quatro anos pelo Conselho Internacional do Esporte Militar ( CISM), que reúne 128 países do mundo inteiro e mais de um milhão de atletas militares, e foi reconhecido pela ONU como uma Organização promotora da Paz através do esporte.
Em 2007, em outubro, a competição será realizada na Índia, nas cidades de Hyderabad e Bombain, com 71 países inscritos e 4.571 atletas.
Para a quinta edição, em 2011, em eleição que aconteceu no dia 25 de maio na cidade Ouagadougou, capital de Burkina Faso, durante a Assembléia Anual do CISM, Brasil e Turquia apresentaram suas candidaturas. O Brasil foi representado pela Comissão Desportiva Militar do Brasil - CDMB, órgão encarregado de coordenar os esportes nas Forças Armadas e Auxiliares no país, bem como incentivar a prática esportiva no âmbito militar e que faz parte da estrutura do Ministério da Defesa.
Para conseguir superar a Turquia, que fez um forte investimento na sua candidatura, em curso desde 2003, o brigadeiro Luís Antônio destacou ainda uma série de fatores como fundamentais, como o apoio das autoridades governamentais, como os dos ministros da Defesa e do Esporte, do governador do Rio de Janeiro, do prefeito do Rio de Janeiro e ainda dos comandantes das Forças Armadas.
- O fato de o Rio de Janeiro ser apresentado como sede foi também decisivo, pela grande atração turística que a cidade exerce no mundo. E também a capacidade de organização de eventos esportivos militares, comprovada em mais de 400 campeonatos mundiais realizados no Brasil.
Para a realização dos Jogos Militares em 2011, foi oferecida a utilização da infra-estrutura esportiva dos recentes Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. Serão disputadas 21 modalidades esportivas:
1 - Atletismo; 2 - Basquetebol; 3 - Boxe; 4 - Cross Country; 5 - Equitação; 6 - Esgrima; 7 - Futebol; 8 - Futebol de Salão (demonstração); 9 - Handebol 10 - Judô; 11 - Natação; 12 - Orientação; 13 - Pentatlo Aeronáutico; 14 - Pentatlo Militar; 15 - Pentatlo Moderno; 16 - Pentatlo Naval; 17 - Pára-Quedismo; 18 - Tiro; 19 - Triatlo; 20 - Voleibol; e 21 - Voleibol de praia (demonstração).
A primeira versão dos Jogos Mundiais Militares foi realizada em Roma, em 1995, tendo contado com a participação de 4.017 atletas e 93 países; seguiu-se em Zagreb, Croácia, em 1999, com a participação de 6.734 atletas e 82 países participantes; e Catânia, Itália, em 2003, com a participação de 6.000 atletas e 87 países.
Fonte: CBF NEWS
Nenhum comentário:
Postar um comentário