´´Observe as tendências mas não Siga a maioria`` Thiago Prado


http://www.speedtest.net
http://geotool.servehttp.com/


quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Cresce o número de brasileiros estudando na Irlanda

Cresce o número de brasileiros estudando na Irlanda

Mais de 7 mil jovens já procuraram o país este ano para estudar e trabalhar

Débora Thomé


Rio – De acordo com a Embaixada da Irlanda no Brasil, os estudantes brasileiros que desejarem estudar no país não necessitam de visto para viajar. Os estudantes precisam apenas se apresentar ao agente do Serviço de Imigração no momento de sua chegada no aeroporto, apresentando evidências e declarando os reais motivos que o trouxeram a estudar e permanecer temporariamente na Irlanda. Com essa facilidade, jovens brasileiros estão procurando a Irlanda em número cada vez maior para aprender inglês e trabalhar, sem precisar de tanta burocracia para entrar no país.

Segundo dados do departamento de turismo irlandês, cerca de 2.950 alunos brasileiros procuraram instituições irlandesas em 2007 para estudar inglês, sendo esse número 3,5 vezes mais que o registrado no ano anterior, com apenas 800 interessados. A imigração irlandesa calcula que o número já está em mais de 7 mil para este ano. Hoje existem no país cerca de 150 mil estudantes estrangeiros em cursos de inglês e 20 mil em educação superior. Grande parte está concentrada em Dublin, a capital do país, que recebe mais de um milhão de turistas por ano.

Para Peter O’ Neill, consultor de educação no Brasil para a Irlanda, o aumento de brasileiros interessados em estudar no país deve-se às oportunidades educacionais oferecidas para estrangeiros, pela qualidade, pelo custo e pela diversão, não somente na área de cursos de inglês, mas também em cursos técnicos, de graduação e pós-graduação, além de não precisar de visto.

“A Irlanda promove cursos em tecnologia da informática, marketing, administração de negócios, MBA, medicina e outros, como inglês para negócios, aumentando o interesse dos estrangeiros em se atualizar nessas áreas”, disse o consultor.

Estudo e trabalho articulados

A grande procura é para cursos que dão direto ao trabalho com 20 horas por semana ou 40 horas durante as férias escolares, e que são de período integral de 15 horas por semana e de pelo menos 25 semanas de duração. O fundamental é que o estudante se prepare e se informe muito bem antes de tomar a decisão da viagem. Consultar amigos e parentes que já foram pra lá é importante, tornando a viagem mais segura. É importante ficar sempre atento também às mudanças nas regras e nos critérios para a entrada de estudantes estrangeiros no país, pois elas sofrem alterações.

Para mais informações, recomendam-se os sites de Educação na Irlanda (www.educationireland.ie) e Ligações entre Brasil e Irlanda (www.visiteirlanda.com), que publica um guia completo em português sobre como estudar e trabalhar na país.

Nenhum comentário: